26 junho 2010

Movimento pelo Letramento Digital!!!

Blogosfera amiga, vamos todos lutar pela sistematização ortográfica no mundo cibernético!!! Participe já do MOVIMENTO PELO LETRAMENTO DIGITAL!!!

O surgimento dos blogs na internet possibilitou a cada indivíduo ter um espacinho para chamar de seu no mundo cibernético. Dia após dia, vemos multiplicar o número de blogueiros, dos mais diversos segmentos, mostrando o quanto a internet pode ser democrática e gerando uma grande diversidade de informações circulando a todo o tempo, podendo chegar aos leitores instantaneamente.

O que eu considero uma maravilha do mundo digital – esse poder de comunicação que os blogs nos dão – e a facilidade que existe em se fazer um blog (pode levar dez minutos apenas) não podem ser usados, entretanto, sem um mínimo de responsabilidade daquele que escreve para com aquele que vai ler determinado conteúdo.

Independente do tema do blog, se é sobre maquiagem, sobre poesia ou sobre inovações nas pesquisas científicas, cada blogueiro tem o dever de escrever com atenção e correção. Digo isso porque, infelizmente, vemos na chamada “blogosfera” alguns blogs que parecem não se preocupar com a correção gramatical, com o bom uso da língua portuguesa, escrevendo sem muita dedicação. Não entendo se esses casos acontecem por desconhecimento de quem escreve sobre as regras gerais da língua, ou se é, simplesmente, uma escolha, já que a internet acabou por criar, também, seus mecanismos próprios de linguagem, usados no msn e em outros sites, a fim de abreviar e facilitar a comunicação.

Por mais que eu compreenda que essa nova linguagem existe e é interessante e inovadora, acho que ela tem o seu espaço, e esse espaço não são os blogs informativos (de qualquer conteúdo que seja). Penso que os blogueiros que querem dividir experiências e conhecimento sobre qualquer assunto poderiam dar mais atenção à linguagem, evitando alguns erros de ortografia que vemos por aí, que sequer podem ser confundidos com abreviação ou “inovação” apenas. Sabemos, quando lemos, se algo escrito equivocadamente é erro ou “inovação digital da língua”. Pelo menos algumas pessoas sabem. O que me preocupa são aquelas pessoas que não têm, ainda, esse discernimento para perceber o erro. Temos blogs que são lidos por crianças, por adolescentes, ou mesmo por adultos com dificuldades de escrita. O que fazer quando os blogs que esse público lê possuem erros de grafia que não deviam estar ali? Como esse público vai aprender a escrever com correção, se o que ele se habitua a ler já vem escrito errado?

Quando eu era criança, não havia blogs. Mas havia livros e revistas. E eu os lia, e minha memória, que é visual, aprendia a escrever inconscientemente, “gravando” aquelas palavras que eu lia. Quem nunca escreveu determinada palavra de dois jeitos, num papelzinho, quando ficou em dúvida, para olhar e ver qual era o jeito certo? É assim que se aprende a escrever: lendo. E é importante que os textos estejam bem escritos para quem vai ler. Na minha infância, já disse, não havia blogs. Mas hoje há milhares, o que é muito bom. E há público para esses blogs, o que é melhor ainda. Acho ótimo quando eu entro em blogs sobre esmaltes de unha e vejo uma preocupação das meninas em escrever tudo certinho. Só dá mais credibilidade ao blog. Que bom que há blogueiros assim, e são muitos. Sou uma voraz leitora de blogs e vejo isso. Mas peço àqueles que nunca pensaram nessas questões – e aos que pensaram, mas não sabem o que fazer – que juntem-se a nós nesse projeto responsável que é o MOVIMENTO PELO LETRAMENTO DIGITAL: PORQUE O ALFABETO FOI INVENTADO TRÊS MIL DE ANOS ANTES DA INTERNET!  Vamos mostrar que a gente pode escrever cada vez melhor?
Texto de Lori Grisi (Sou fútil, mas li Derrida

Para aderir ao nosso movimento, basta copiar o selo no seu blog e divulgar!!!

Comentários
1 Comentários

Um comentário:

Podem exclamar à vontade!!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...