06 março 2011

Sobre preconceito (musical/cultural?)


Eu nem gosto de fazer mais de um post por dia, mas hoje eu fiquei indignada com o comentário do meu amigo Martin! Amo o Martin desde a época em que ele foi meu aluno, sempre se destacou dentre seus colegas de classe justamente pela sua postura madura em relação aos demais. Todos os professores sempre o elogiavam pelos seus comentários. Resumindo: um aluno fantástico! Depois da escola, nos tornamos amigos de verdade, amigos mesmo! Mas hoje tive minha primeira decepção, uma grande decepção.
Uma de nossas maiores afinidades é a música: ele, assim como eu, curte rock alternativo e MPB. Sábado de carnaval, o grupo pernambucano Nação Zumbi fez uma (que eu adoro) um show no Pelourinho e marquei de ir ao tal show com ele e outros amigos. No entanto, desisti de ir ao show para ver a saída do bloco afro Ilê Aiyê (um lindo espetáculo!). Então, eis que meu amigo Martin vem com a seguinte frase: 

"Ainda não acredito que você trocou a agitação e cultura do Nação Zumbi por um bate-latas."

Eu não vou ficar aqui dissertando sobre as inúmeras teorias sobre cultura da inifinidade de livros que já li sobre o asusnto, mas para tudo há limites! Como pode chamar um dos maiores MOVIMENTOS DA CULTURA AFROBRASILEIRA de "bate-latas"?
OK! Eu até entendo que a pessoa não goste, afinal gosto não se discute! Eu super entendo mesmo que você não goste dos batuques africanos, mas daí você vem com desdém falar do ESPETÁCULO que é o bloco Ilê Aiyê? Isso eu não admito!
Eu não gosto de muitos gêneros musicais, então me limito a ficar calada ou apenas dizer que não gosto. Em nenhum momento, vocês vão me ver dando qualquer tipo de denominação jocosa para tal.
Portanto, meu amigo Martin, você que é um rapaz tão inteligente, abra ainda mais a sua mente e se livre desses preconceitos bobos!!
Comentários
4 Comentários

4 comentários:

  1. (transcrição do twitter)
    O que eu tenho pelo pagode/axé não é preconceito. É PÓS conceito. Já "experimentei" o suficiente p/ ter uma opinião formada..

    Aliás! QUEM DERA todos os fãs de axé fossem como você. Ontem tinham uns no ônibus que vieram da "pulação" também e simplesmente desceram do ônibus e atiraram uma pedra na janela do fundo....

    tsc, tsc.

    ResponderExcluir
  2. Nossaaaaa, choquei com a sua revolta!!! O cara não tava só brincando não??

    ResponderExcluir
  3. Ainda vou passar Carnaval na Bahia. ter a experiência de sentir no peito esse batuque de cultura e sentimentos é uma das experiências que quero muito!

    a Playlist de Carnaval já tá rolando lá no blog. Vim aqui agradecer, Luci lindaaaa!

    http://babadotrololo.blogspot.com/2011/03/playlist-carnaval-baiano.html

    bjas!

    ResponderExcluir
  4. Ahhhhh Carnavallll
    Nada haver neh?!
    aff

    Bom carnaval =)
    Beijooooo
    Monique

    http://unhaspintadasecia.blogspot.com

    ResponderExcluir

Podem exclamar à vontade!!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...