02 julho 2011

2 de julho - Independência da primeira capital do Brasil!

Um dia muito importante para todos os baianos. Esta data marca uma luta iniciada em 1821 para a desvinculação desta terra do domínio europeu!
A luta pela independência da Bahia veio antes da brasileira, mas a concretização só ocorreu quase um ano após o 7 de setembro de 1822. Somente no dia 2 de julho de 1823, as tropas da Marinha e Exército brasileiros conseguiram expulsar a tropa portuguesa que já dominava toda a cidade de Salvador. E há exatamente 188 anos nós, baianos, comemoramos essa data tão especial no calendário da História brasileira.


A festa acontece me forma de cortejo que se inicia no Largo da Lapinha, local onde se encontram as imagens do caboclo e cabocla, símbolos da da força nativa que lutou contra os europeus. A caminhada segue até a praça 2 de julho no Campo Grande com o fogo simbólico e o desfile das Forças Armadas.
Todo o trajeto é feito com carros alegóricos e grupos que representam a cutlura local. Esse movimento é acompanhado sempre por centenas de cidadãos baianos.

Atrás do cortejo tradicional, sempre há o Grito dos Excluídos que acabam aproveitando o ensejo e fazem várias manifestações. Hoje, inclusive, vai acontecer a Slut Walk, a famosa e polêmica Marcha das vadias.

Eu, como boa baiana, tenho orgulho do meu estado, mesmo com os problemas que enfrentamos! 
Viva a Bahia! Viva os baianos!
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Podem exclamar à vontade!!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...