01 maio 2013

Aprendendo a substituir o sal...


Todo mundo sabe que sal em excesso traz um grande prejuízo à saúde. Além de causar a retenção de líquidos, pode também colaborar para o aumento da pressão arterial.
Na minha família, há muitas gerações, as pessoas são diagnosticadas com hipertensão. Meu pai, inclusive, sofreu um AVC antes dos 45 anos. Portanto, preciso ficar alerta.
Pensando nisso, decidi diminuir DRASTICAMENTE o consumo de sódio na minha alimentação. Já eliminei de minha dieta salgadinhos de pacote (tipo Cheetos, Doritos, Fandangos...) e alimentos em conserva. Essa primeira parte foi relativamente fácil, pois podemos substituir esses alimentos por outros mais saudáveis. Mas, em relação ao sal propriamente dito, o que fazer? Substituiremos esse elemento por qual ou quais produtos?

Bem, é imprescindível muita força de vontade, muita pesquisa e muitas tentativas para conseguir resultados, no mínimo, razoáveis. Mas, a ideia é essa: experimentar. Comecei comprando diversos tipos de condimentos naturais: açafrão, manjericão desidratado, pimenta branca, salsa desidratada.


No início, a gente até acha estranho. Sente falta de mais "sabor". Foi difícil cozinhar sem usar meu tão amado caldo de carne, de verdura, de frango! Mas, com o tempo, nosso paladar vai se acostumando. Descobri, por exemplo, que o açafrão é um ótimo tempero para o arroz. A pimenta branca em pó fica ótima no tempero de carnes. O manjericão dá um toque especial ao frango. 
Estou me readaptando a esse novo mundo saudável. As diferenças são sensivelmente notadas por mim. Estou muito menos inchada, não sinto mais dor de cabeça. Estou gostando demais. E posso dizer que todas as vezes que como fora, eu sinto uma enorme diferença, viu?

E vocês? Tem adotado hábitos saudáveis para o resto da vida ou só querem mesmo emagrecer?
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Podem exclamar à vontade!!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...